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Comunicação proprietária para marcas.

  • Foto do escritor: Vitor Costa
    Vitor Costa
  • 15 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

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Se marcas tem personalidade, então a forma de se expressar e de se comunicar deve ser proprietária? A resposta é sim, especialmente diante de um mercado tão acirrado e volátil. E é através dessa linguagem proprietária que marcas se tornam tão únicas e assim, todos nós consumidores conseguimos distinguir que aquele tom de voz no comercial de TV é do Itaú, a paleta de cores do anúncio digital é da Havaianas, a forma com as três listras ambientada na fachada da loja é da Adidas e aquelas ilustrações inspiradas em Cordel estampadas na mídia externa são da Natura.


Ter propriedade começa por um forte trabalho de branding, com mergulho em estratégias, criação de propósito, posicionamento e construção de características singulares no design, no comportamento e na maneira como a marca se comunica. São técnicas que constroem o território criativo.


Assim marcas se tornam icônicas e referência para todo o mercado independentemente do segmento de atuação. E sobre isso é curioso ver que instituições financeiras, empresas de serviços, entretenimento e moda/lifestyle despertaram para essa necessidade e no mínimo se tornam uma referência dentro do segmento de atuação, portanto diferenciadas.

Já alguns segmentos como o de seguros, construção civil e alimentação continuam com uma comunicação sem diferenciais se tornando marcas padronizadas.


E por fim, temos as marcas desestruturadas que continuam utilizando uma comunicação sem identidade, metodologia e nenhum critério, navegando sem direcionamento e principalmente sem criar vínculo com seu público.


Empresários, executivos, profissionais de marketing precisam enxergar a importância de administrar uma marca proprietária e com valor para os negócios. Essa é a dinâmica que permeia a relação entre empresas, produtos e consumidores e que não dependem do seu tamanho. Grandes, médios e pequenos negócios podem e devem construir marcas com com personalidade e, comunicação proprietária.


 
 
 

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